Várias são as formas de se comemorarem as efemérides e quando há alunos empenhados e professores motivados, por vezes, os resultados podem ser surpreendentes e originais.
Na Escola Secundária Cacilhas–Tejo, para além do típico magusto, com castanhas assadas… e jantarada, a turma L - EFA B3 – resolveu levar a palco a representação da Lenda de S. Martinho.
O espectáculo dividiu-se em dois momentos:
Um primeiro momento em que foi recontada a lenda e feita a apresentação histórica da personagem, num texto proferido em verso, por mais do que um aluno.
Um segundo momento com a representação cénica da lenda propriamente dita, antecedida de uma cena de luta entre soldados romanos (representando a vida de Martinho antes do “milagre”, focando a sua busca pela Glória e Fama pelos seus actos bélicos) e, posteriormente, uma cena revivendo o resultado daquele majestoso gesto do soldado Martinho que, passado 10 anos, era já considerado um santo, tendo acabado, de facto, por atingir a Glória e a Fama tão desejadas, mas pela sua bondade e amor ao próximo.
O espectáculo foi breve, mas recheado de momentos cómicos, aliando factos “históricos” e lendários à literatura e imaginação criativa do “antes” e “depois” do dia do milagre. Realçando-se uma lição de vida: «Não há bem maior do que a bondade e o amor ao próximo».
São, sem dúvida, acções como estas que devem ser fomentadas e incentivadas nas escolas, envolver os adultos em actividades fora da sala de aula, proporcionando-lhes uma grande riqueza de aprendizagens e oferecendo aos presentes um óptimo momento de lazer e cultura.
Parabéns aos alunos da turma L que, não sendo actores, desempenharam optimamente bem os seus papéis, realçando-se naturalmente o soldado Martinho e o Mendigo que fizeram rir a plateia, montados no seu cavalo puro lusitano!
Parabéns também aos dinamizadores do projecto, Domitila Cardoso e Silvestre Ribeiro. Continuem a surpreender-nos e proporcionar-nos momentos como estes.
A repetir!
Cristina Pimentel
Sem comentários:
Enviar um comentário