Tema: Património
Objectivos:
- Dar a conhecer a sua terra/região: história, em especial as invasões árabes, locais a visitar, gastronomia, festividades, canções, actividades económicas, profissões, sítios históricos, de lazer, …
- Promover atitudes de partilha e respeito por culturas e costumes diferentes dos nossos;
- Experimentar a comunicação com alunos de outras regiões/países compreendendo e valorizando a sua riqueza cultural;
- Estimular o interesse pelo conhecimento dos outros e pela diversidade da espécie humana.
Etapas:
1ª fase
Pretende-se que os alunos e professores envolvidos estabeleçam um sistema de intercâmbio de informação: troca regular de correio electrónico, vídeo-conferências, por exemplo, através do Skype, no sentido de:
- Conhecer e dar a conhecer o nosso sistema educativo, em particular, os cursos EFA (professores)
- Conhcer e dar a conhecer a rotina de um dia de trabalho ocupação de tempos livres, leituras, filmes,… (alunos)
- Conhcer e dar a conhecer a rotina de um dia na escola, as actividades desenvolvidas no âmbito do tema de vida, … (alunos e professores)
2ª fase
Através de várias actividades, tais como, pesquisa na internet, leitura de livros, visionamento de filmes, conferências, visita guiada a Almada, … serão criados momentos de reflexão e de produção intra-comunidade educativa e posterior partilha inter-comunidades espanhola e portuguesa, sobre a temática do património com enfoque para as invasões árabes.
3ª fase
Em Junho de 2011 e/ou Junho de 2012 decorrerá(ão) em Sevilha e/ou Almada, um/dois Encontro(s) para 2/3 dias de convívio, partilha e definição do tema de continuidade do intercâmbio.
3ª fase
Em Junho de 2011 e/ou Junho de 2012 decorrerá(ão) em Sevilha e/ou Almada, um/dois Encontro(s) para 2/3 dias de convívio, partilha e definição do tema de continuidade do intercâmbio.
Produto(s)
Apresentação Powerpoint, criação de um friso cronológico, dramatização, site, …